São seus ollhos

E o grande TS nos presenteia com mais um de seus belos e inteligentes textos:

Uma das coisas que me deixa triste, desanimado, bem pra baixo mesmo é quando eu elogio, ou escuto alguém elogiar a beleza de uma mulher gordinha e ela devolve com a tradicional resposta “obrigada, mas são seus olhos”. Que balde de água gelada na cara de quem elogia...

Vamos refletir um pouco. Só existem duas alternativas para uma pessoa elogiar outra pessoa: Mentir (sendo cínica) por algum motivo ou falar a verdade, também por algum motivo, externando a sua íntima opinião. Cada caso é um caso. Não vou me aprofundar nos motivos que levam uma pessoa a mentir ou a falar a verdade quando elogia outra pessoa. Vou apenas me deter na essência da questão. Houve um elogio. Em primeiro lugar deve-se prudentemente fazer uma análise do que foi dito, de que forma foi dito e em qual contexto foi dito. A partir daí, já se pode concluir se o elogio foi verdadeiro-sincero ou falso-debochado.

Supondo que o elogio tenha sido sincero-verdadeiro, qual o motivo para desfazer a opinião de quem a emitiu? Não concordar com tal opinião. E se uma pessoa recebeu um elogio verdadeiro-sincero e discorda de tal opinião, é bastante provável que ela esteja precisando melhorar a sua auto-estima. Nem chega a ser uma questão de modéstia ou de falsa modéstia. É apenas uma questão de amor próprio. Ame-se!

8 Comentários

Mah Beira | 25/05/2010 15:05:00

concordo plenamente...

recebeu um elogio, agradece e não precisa ficar nesse assunto ou finjir que nao ouviu, mto menos jogar um balde de agua fria em quem elogiou!

mas fala pra mim, quem não gosta de um bom elogio? isso aumenta a autoestima!

e quem é acostumado a jogar esse balde nas pessoas, pare e pense logo logo as pessoas vão cansar de elogiar, pois tbm parece que vc ta querendo "confete".

bjos
http://mahbeira.blogspot.com/

Lindsae | 25/05/2010 15:50:00

Eu agradeceria de qualquer maneira...
A maneira mais fácil de derrubar uma piada sarcástica é justamente fazer de conta que não entende e leva-la ao pé da letra ;)
B-jins.

Anne Morgan | 25/05/2010 19:00:00

Senti isso escrito pra mim. Sempre agradeci e dizia: são seus olhos, pq sempre acreditei que a beleza está nos olhos de quem vê. Oras então, que cada caso é um caso específico. Se concordo, digo obrigada e se não concordo digo a tal frase. Mas nunca parei para pensar dessa forma, que a pessoa que escute tal resposta estaja levando um balde de agua fria. Creio que seja bastante relativo. Mas da proxima vez que receber um elogio vou analizar melhor.
Obrigada TS, seus textos são exelentes!!!!

bjs

Sentimental ♥ | 25/05/2010 22:58:00

olha, desmentir a pessoa eu juro q não faço, mas tenho problemas com elogios, e não são só os relacionados a beleza não, elogio de toda espécie.

mas não é q seja questão de baixa auto-estima, é q acho esquisito quando reconhecem uma qualidade minha. enfim, ser elogiada é bom, é gostoso e faz bem pra pele. :)

bjs

Anne Morgan | 26/05/2010 08:41:00

Primeiro, corrigindo: excelentes! Textos Excelentes!!!!

Sim, concordo com a sentimental, as vezes não é questão de baixo-estima e nem querer dar um banho de agua fria.
As vezes é pura timidez mesmo. Ou sei lá.
E quando eu disse em relação a discorar, nao é querer desmintir também, é tipo, obrigada, não ta bem, mas pretendo melhorar.

rsrsrsr
gente, eu sou complexa.
ninguem merece.

Anônimo | 26/05/2010 10:21:00

Oii,
Meu nome é Carol tenho 18 anos e peso 86kg, tenho um pouco de receio de ser gordinha, pois eu soofro preconceito dentro da minha propria casa meus irmãos ficam gingado zuando dizendo que sou gorda, feia, cheia de estrias, etc.
Meu namorado não liga, mais a minha alto estima não está naada alta, não que eu naum goste de ser gordinha mais que cada dia me sinto mais feia, pois não consigo nem correr , fazer exercicio fisico! estou tentando emagrecer pelo menos 15kg, pra ver ser eu consigo fazer algum exercicio fisico.
Estou adorando o blog, pois com ele me sinto bem melhor ao saber que tem gordinhas como eu que se sente bem e naum tem vergonha do que é.

Beijos

Anne Morgan | 26/05/2010 16:10:00

Carol, pra vc ter ideia eu tenho 1,60 de altura e 85kg e 25 anos. E desde os meus 5 anos de idade que meus pais me obrigam a fazer dieta. Eu nao era gorda, mas tb nao era magrela, mas sempre fui coxuda, bunduda. Nunca achei que precisasse de fato de dieta. Mas foi com 15 anos que começei a engordar de fato e desde lá mantenho esses benditos 85kg. Também foi com meus 15 anos que entrei em crise existencial, tive depressão, tudo por conta dessa pressao que meus pais e toda minha familia colocava em mim. Mas com meus 20 anos eu descobri q eu me amava e que estou bem assim. Me aceito como sou, sou super vaidosa, adoro dançar, namorar... bem que estou solteira agora... mas normal a vida continua. Por fim sou feliz com meu corpo. Sou uma pessoa normal como todas as outras, me diferencio pela minha cabeça e somente por isso. Fassa o mesmo. Seja você, ame-se. Bjs

Anônimo | 27/05/2010 07:44:00

Bom dia Anne, muito obrigada pelo insentivo, isso esta me animando cada vez mais, eu tenho que ser o que sou e naum o que os outros que que eu seja!


Obrigadãão

Beeeeijããão

Postar um comentário

Comenta Aí!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...