Roupas Sociais para Gordinhas

Nos recebemos o email da leitora Vania Salles pedindo roupas sociais para gordinhas. Ela também acrescenta que vai trabalhar em uma grande empresa e não queria fazer feio. e pra nós do blog missão dada é missão cumprida!! então vamos la:

Achamos uma boa matéria sobre no blog Manual Prático da Gordinha da Litha Bacchi (que nós amamos e recomendamos) e vamos postar aqui:


Aí vai um post para as mulheres trabalhadoras que precisam usar roupa social. Eu costumo dizer que roupa social clássica é padrão porque cai bem em todo mundo: magras e gordinhas, baixas e altas. Mas é importante frisar que, quando falo de roupa social clássica, estou falando do corte clássico de cada uma, sem bolsos extras, sem cortes modernos, sem babados. Claro que dá pra ser criativa com a roupa social! Mas nesse primeiro momento, vou falar das clássicas, pois essas não tem erro nunca.

Outra coisa importante (e eu nunca vou cansar de bater nessa tecla) é que a roupa tem que servir direito. Não pode estar apertada, os botões não podem estar estourando; mas ao mesmo tempo, não podem ter sobras. Não se prenda a numeração, nunca. O 46 de uma calça é diferente do 46 da outra (por mais estúpido que isso pareça, infelizmente é verdade. Parece que fazem isso pra nos enlouquecer!). E é sempre bom lembrar que as peças DEVEM ser femininas. Nada de usar a camisa social do namorado!

Parte 1 : Calças

A calça social é uma peça que cai bem em absolutamente todo mundo. Com a sua modelagem reta e elegante, alonga a silhueta e deixa o corpo proporcional. E, além de que, acho muito confortável.

Mas cuidado na hora de escolher sua calça social!

Roupa social exige lingerie básica que não marque. Portanto, se for ver o namorado depois do expediente, troque de lingerie antes de vê-lo, mas não a utilize o dia inteiro. Assim, você ainda chega com a lingerie cheirosinha. Mas enquanto estiver com a sua calça social, prefira as calcinhas sem graça e sem costura. Para as calças claras, escolha calcinhas claras.

Outra coisa que pode acabar marcando a calcinha é a sua calça estar muito apertada! A calça não precisa ficar folgada, mas também não pode ficar colada. Calça colada pode prejudicar muito o seu visual e, ainda por cima, não é profissional. Assim você evita a famosa “camel paw” (pata de camelo), como dizem os americanos (acredite, isso é inaceitável).

A altura ideal da cintura, como na calça jeans, é a cintura média (de 1 a 3 dedos abaixo do umbigo). Quanto ao comprimento, evite calças capri, elas atarracam a silhueta. A modelagem reta é a melhor e tem mais garantia de que vestirá bem.

Se você tem quadris largos, evite drapeados e bolsos na parte do quadril. Eles criam volume e, portanto, fazem com que o quadril pareça maior. Você pode dispensar também os bolsos traseiros, ou usar o tipo invisível. Mas, seja lá qual bolso tiver, bolso de calça social de mulher não foi feito para colocar coisas dentro! Para isso serve a bolsa.

Como ser criativa quanto à calça social? Não há realmente muitas opções. Algumas vêm com a parte dos botões deslocada para o lado, o que pode ser um enfeite legal. Listras verticais, já que o corte é reto, também são bem vindas. Um xadrez clássico e discreto pode cair muito bem.

Quanto às cores, prefira as neutras: dessa forma você pode combinar muitas camisas e blusas. Cores neutras: preto, cinza, marrom e azul marinho. Não extrapole. Se quiser comprar alguma peça com uma cor um pouco diferente dessas tudo bem, mas cores extravagantes não combinam com calça social.

Preste atenção ao tecido também: por mais que esteja barato, resista. O tecido de baixa qualidade é facilmente reconhecido.

Parte 2 : Camisas

Vou começar com uma resposta a uma leitora que não tem blog para que eu possa responder diretamente. A leitora se chama Sara, e me perguntou se esse blog era para gordinhas mesmo, já que tem tantos blogs que se dizem para gordinhas e na verdade são para anoréxicas... É para gordinhas sim :) Eu mesma uso manequim 50.

Continuando a série de roupa social, começo com a camisa:

Ela é clássica pois alonga a silhueta com a sua linha vertical no meio e seu decote em formato de “V”. A manga longa e a que termina exatamente no cotovelo não as melhores, pois não terminam nas partes mais grossas do braço. Usada com um terno neutro, você pode escolher entre várias cores, mas a clássica branca nunca tem erro (com o sutiã certo por baixo! Nada de sutiãs escuros ou com muito enfeite. Prefira um básico branco ou bege). Procure as camisas que tem pence na área dos seios e na área da cintura (não achei imagem satisfatória, por isso tive que desenhar). Para comprar uma camisa, tenha certeza de que ela fica bem na parte mais larga do seu tronco; toda roupa pode ser ajustada e, quando a loja não o faz, não custa mais do que R$10,00 em uma costureira. Cuidado com as sobras nas costas... Normalmente não enxergamos e não percebemos, mas elas estão lá e não são legais.

E outra: você até pode achar sexy (apesar de que lugar de trabalho não é lugar de ser sexy), mas botão estourando é o fim da picada. Nunca use, mesmo que você tenha engordado recentemente. Se você engordou recentemente e não tem nenhuma camisa social servindo, você tem duas opções: comprar camisas novas ou usar outras opções de blusas que tenha no armário (no caso de você querer voltar ao peso anterior).

E como ser criativa numa peça social? Temos algumas opções. A primeira, é aquela camisa de transpassar. Cria cintura e dá um toque diferente com o laço. Outras opções são detalhes na cintura e na manga e babados centrais na vertical.

Mas evite camisas compridas demais. A camisa social deve acabar antes da área mais larga do seu quadril, ou então, todo mundo sabe o que acontece: achata a silhueta.

Como dicas iniciais de loja, tenho a C&A, onde as camisas sempre vão até o 48 na moda adulta. A C&A também tem a arara das gordinhas (do 48 ao 54), que tem poucas opções mas nunca é demais conferir. Aqui em Porto Alegre a loja que encontrei de gordinha que tem muita coisa bonita e na moda é a By Kytsis. O preço é salgado, pra variar, mas pelo menos as roupas são bonitas (o que é uma raridade, acham que só porque somos gordinhas precisamos nos vestir feito pessoas que abriram mão de ser bonitas). Mas cuidado quanto a isso: nem sempre todos os modelos ficam bonitos em gordinhas só porque estão numa loja de gordinha. Cuide bem.

Parte 3 : Terninhos

Eis a peça mais difícil de escolher das peças sociais: o terninho. Os modelos são infinitos, quando fica bom num lugar, não fica no outro, quando o modelo é lindo a cor não é, quando o comprimento é perfeito, não é acinturado, e por aí vai. Chega a ser super difícil de escrever sobre ele, pensando “Por onde eu começo?”.

Vamos começar pelo simples: o comprimento. Ele não deve chegar até a parte mais larga do quadril. Terno feminino comprido não cai bem, atarraca a silhueta. O ideal é que acabe pouco antes da parte mais larga do quadril.

Por ser uma peça estruturada, que não toma a forma do corpo mas sim, a cria, o ideal é optar por um formato ampulheta. A cintura marcada é de praxe. Para as que são maiores na parte superior do corpo, nada de ombreiras! Você não precisa delas. Agora, para as moças de quadril largo, uma ombreira discreta cai bem, deixa a silhueta proporcional.

Se você trabalha numa área de criação, pode ser um pouco mais livre quanto à cor: não precisa combinar a parte de cima com a de baixo, podendo, às vezes, usar até um terninho jeans ou de veludo. Mas se trabalhar em escritório, prefira os tons neutros (preto, cinza, marrom e azul marinho), sempre combinando com a parte de baixo.

Um terno DEVE ser experimentado antes de ser comprado. Há uma série de fatores que pode fazer um terno cair muito mal na silhueta feminina. É importante que ele feche, mas que também não fique largo. Outra coisa importante de se observar é a altura do botão. Deve haver um botão na linha da cintura para, assim, marcá-la (ou criá-la, no caso de você ser oval ou reta). Pode haver mais botões na sequência. Linhas e costuras na área da cintura também ajudam a aumentar a sensação de ampulheta que o terninho certo pode dar.

E dá pra ser criativa? Sim!


Nos exemplos acima, o laço deixa o look super feminino e a cintura fica lindamente marcada.

Mas cuidado: perceba se no seu ambiente de trabalho há espaço para peças mais casuais ou se o clima é mais formal. Nos primeiros dias, vá o mais neutra e formal possível, observe as colegas de trabalho, veja o que elas vestem. Assim você fica sabendo o que pode usar em determinado escritório. E, acredite, há muita diferença de escritório para escritório. Trabalho é coisa séria, não corra o risco de destoar da regra geral; deixe isso para quando estiver com os amigos.

Retirado daqui


Obrigado Litha!!!

27 Comentários

Ariadne Miranda | 12 de abr de 2011 01:03:00

Oie adorei o post.
preciso de terninhos para a faculdade.
Eu estava tentando achar que tipo de modelo ficaria bem em mim, pois tenho corpo estilo pera, sou fina em cima com os quadris largos. Adoreii as dicas ! e ja estou seguindo o blog !!!

Anônimo | 22 de set de 2011 13:35:00

Este é um site para gordinhas, mas não vejo uma manequim gordinha. Como posso confiar? Sou gordinha e preciso de roupas que eu me sinta bem nelas.

Gee | 23 de set de 2011 11:24:00
Este comentário foi removido pelo autor.
Gee | 23 de set de 2011 12:40:00

Para você anônimo, realmente nessa matéria as modelos não são plus size , mais tenho certeza que todas essas roupas mostrada na matéria servem tanto para as magrinhas como para as gordinhas, você só tem que mandar fazer para o seu tamanho, nem apertado nem largo demais , pois você não precisa se esconder em roupas largas pode perfeitamente ficar bonita com qualquer roupa, é claro com coerência, eu não usaria uma mine blusa com a barriga de fora , nem se eu fosse magra pois acho feio, desvaloriza o corpo da mulher. Procure dar destaque no que você mais gosta no seu corpo, um abraço.

NAIRYBARROSO | 13 de nov de 2011 23:15:00

Hola,

Voce poderia me ajudar !!!!
Vivo no mexico e subi muito de peso por comer tantos tacos.
Tenho o casamento da minha filha em Las Vegas em Dezembro 2011,necessito mandar fazer um vestido que esconda um pouco minhas naldegas e que nao me veja tao baixinha,tenho cintura e nao tenho barriga.


Gracias,

Sra: GASTELUM

Gilza_2011 | 16 de jan de 2012 15:21:00

onde eu posso encontrar essas roupas

Gislaine | 1 de fev de 2012 15:51:00

Olha so vcs falam de roupas de gordinha e colocam como exemplo mulheres magras 
não to entendendo a gente tem que ver pra crer
?????

Sempreellis | 10 de mar de 2012 22:05:00

Será que você poderia colocar na próxima vez um manequim mais gordinho para eu poder visualizar a roupa melhor já que o blog é para gordinhos? Obrigada!

Lilia Alves | 24 de mar de 2012 13:43:00

Por favor coloquem modelos gordinhas para que possa ver como as roupas ficarão.

Mariza | 18 de abr de 2012 11:09:00

se possível coloquem os looks com mulheres gordinhas, assim teremos uma noçaõ de como pode ficar a roupa, mas o restante está ÓTIMOfalamos a mesma língua.Obrigada.

fernanda | 18 de mai de 2012 19:22:00

a materia é sobre gordinhas, e vcs colocam mulheres magérrimas como modelos? nada a ver...

Agila | 8 de jun de 2012 02:10:00

pois é o blog é realmente para gordinhas?   então pq só tem fotos de magrinhas?  principalmente se toda gorda sabe, e muito bem, q roupa q cai bem em magra, nem sempre fica bem em gorda??

Ana Lucia | 8 de jun de 2012 02:12:00

site para gorda??????  Isso é piada né?

Blablabla | 18 de jun de 2012 05:54:00

até gostei das dicas....mas as modelos magras?!!!..se o site é so pra gordinhas porque não modelos godinhas....e sei que existem muitas e são tão bonitas quanto as magras...então vamos começar a falar a verdade...chega de enganação....site pra gordinhas...falta muito pra alcançar a satisfação total...

Anacleide100igual | 25 de jun de 2012 14:27:00

gostaria de um modelo social com calça que o cés não dobrasse ao sentar

Leticiaiurd | 28 de jun de 2012 13:21:00

Olá Pessoal, é a primeira vez que entro nesse site. Não sou gorda, peso 50 kq e 1,60 de altura, mas diante das perguntas me vi obrigada a esclarecer:

As donas do blog não colocaram as fotos por mal, encontrar moda para gordinha (ou plus) é muito dificil. Nem sempre é possivel conseguir as fotos. Teriam que pagar modelos para se vestirem, mandar fazer as roupas e pagar um profissional para tirar fotos... Blogs não rendem rios de dinheiros para fazer toda essa  produção!
Eu tenho um projeto para mudar a blogosfera das gordinhas assumidas, quem tiver interesse em participar, me envie um email e eu explicarei. E-mail: leticiaiurd@gmail.com

Leticiaiurd | 28 de jun de 2012 13:21:00

Olá Pessoal, é a primeira vez que entro nesse site. Não sou gorda, peso 50 kq e 1,60 de altura, mas diante das perguntas me vi obrigada a esclarecer:
As donas do blog não colocaram as fotos por mal, encontrar moda para gordinha (ou plus) é muito dificil. Nem sempre é possivel conseguir as fotos. Teriam que pagar modelos para se vestirem, mandar fazer as roupas e pagar um profissional para tirar fotos... Blogs não rendem rios de dinheiros para fazer toda essa  produção!
Eu tenho um projeto para mudar a blogosfera das gordinhas assumidas, quem tiver interesse em participar, me envie um email e eu explicarei. E-mail: leticiaiurd@gmail.com 

Glória Britto | 13 de out de 2012 14:59:00

Gordinhas?!!
E onde estão as modelos gordinhassssssssssssssss?! Isso é uma piada, não?!!! 

Marilene Esteves | 15 de out de 2012 11:53:00

Concordo com vc, se o site é para gordinhas, não tem nada a ver usar modelos magras!!!

DIVA | 17 de dez de 2012 22:33:00

GOSTEI!!!

Lud | 9 de fev de 2013 10:20:00

Não justifica não haver modelos gordinhas, uma vez que a própria autora do blog afirma vestir tamanho 50. Ela mesma poderia postar suas fotos aqui para termos referências sobre suas dicas.

Cida Duarte | 26 de jun de 2013 01:05:00

Muito bem dito!
Também não entendo como estas modelos gordas podem ser tão retas, mesmo com gorduras..eu sou gorda e tenho barriga....

Cida Duarte | 26 de jun de 2013 01:11:00

Olha, o blog é ótimo, as sugestões também!
Mas devo concordar com a maioria que reclama de não ter modelo para o tamanho tratado aqui..
Sou GORDA sim, peso 85 kgs ou mais e confesso que me dá uma certa indignação quando entro em um site ou blog que diz vender ou tratar do assunto GG e acima, e não posso me visualizar nas peças, por que vejo mulheres ali que não tem nada a ver comigo..
Tenho notado muito que as modelos chamadas Plus Size, não tem barriga, e fico pensando se sou uma aberração, por que sou gorda, tenho peito, coxas , bunda e muita barriga, então, quando vejo uma modelo com uma roupa gg, exgg e que não tem a mesma silhueta que eu, ou ao menos uma que chegue perto do meu perfil, fico triste...
Poderíamos melhorar isso aí..


Mas o seu blog , como eu disse; é ótimo e super legal e esclarecedor.

Márcia Moreira de Oliveira | 5 de jul de 2013 22:06:00

Vou participar da minha formatura onde a roupa é social, mas nada muito chiq. A serimônia vai ser em setembro. Sou gordinha, mas gosto de me vestir jovem. O que me indicam? Tenho 1,60 de altura e 89 de peso, mas infelizmente tenho barriga pela gravidez, não vale manequim gorda sem barriga. obrigada!

nel martins | 9 de jul de 2013 22:37:00

Há nunca encontro nada que me sirva 160 alt; pesando 77 é muito excesso por favor se não tem como pagar modelo usa pessoas comuns .

Simone | 19 de ago de 2013 04:27:00

só existe modelo magra infelizmente

Simone | 19 de ago de 2013 04:30:00

Boa ideia

Postar um comentário

Comenta Aí!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...